NOVO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO

 

O Novo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo é uma ferramenta que auxilia no planejamento da cidade, tendo o direito universal a moradia e a mobilidade urbana de qualidade para todos como seus principais objetivos, propondo uma metrópole mais humana, igualitária, acessível e eficiente.

Como alterações na forma de projetar na cidade, alguns instrumentos do Novo Plano Estratégico como a Lei de Uso e Ocupação do Solo, com aprovação prevista para o final do ano de 2015, incentivam as atividades econômicas geradoras de emprego e renda e estimulam novas centralidades.

Um exemplo de incentivo econômico, de acordo com matéria do jornal “O Estado de São Paulo” de 03/06/2015, na nova lei de Uso e Ocupação do Solo está prevista a liberação de 17,5km de vias para uso de comércio e serviços em áreas que até então tinham uso estritamente residencial, em novas zonas chamadas Zonas Corredor (ZCor).

Já a estimulação das novas centralidades, se dá pela orientação do crescimento da cidade próximo de eixos principais de deslocamento, como grandes avenidas com corredores de ônibus e estações de metrô, onde o potencial construtivo básico pode ser ampliado em até quatro vezes.

O potencial construtivo básico fica definido como um, para toda a cidade, onde cada terreno pode ter construído uma vez a sua área. Para áreas com aumento no potencial construtivo, como as áreas adjacentes as principais vias de deslocamento onde o potencial sobre para quatro, deve ser paga taxa para fundo construtivo que, de acordo com Novo Plano Diretor Estratégico, será revertido em melhorias para a cidade.

Desta forma, o Novo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo de 2014 como ferramenta para o planejamento da cidade traz novas questões no ato de pensar e projetar na cidade. O conhecimento de seus instrumentos são muito importantes no desenvolvimento de um novo projeto, bem como para aprovação e regularização em projetos novos e existentes.

Contratar uma boa empresa de arquitetura é essencial para o melhor atendimento a essa nova ferramenta urbanística que pode trazer muitos benefícios ao pensar a cidade.