Projeto para Complexo Poliesportivo em Indaiatuba

Autoras: Arquiteta Vania Silva Tramontino e Arquiteta Sandra Yara Chechter

Arquitetos colaboradores: Arq. Renan Augusto Tavares e Arq. Mayara Barriento Lopes e Lopes

Vania Silva Tramontino e Sandra Yara Chechter na premiação na Sede do CAU/SP em 29/07/2022

Equipe dos projetos complementares: Eng. Nelma Almeida Cunha (Estruturas de Concreto), Eng. Mauro Baccaglini (Instalações Hidráulicas e Elétricas), Eng. Alexsandro Ferreira (Estruturas Metálicas) e Eng. José Luiz de Paula Eduardo (Fundações).

A Premiação do CAU/SP realizada em 29 de julho de 2022 contemplou trabalhos e projetos com boas Práticas em Equidade e Diversidade em Arquitetura e Urbanismo. (projetos contemplados em https://www.causp.gov.br/?p=56148).

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O Projeto para o Complexo Poliesportivo foi elaborado no ano de 2019 para atender à demanda da Prefeitura de Indaiatuba, no interior de São Paulo, em terreno de aproximadamente 180.000m², com o objetivo de prover uma nova infraestrutura de lazer e convívio social, em bairro carente de estruturas desse tipo.

A implantação geral apresentada na imagem 1 abaixo, enumera os equipamentos projetados, sendo:1: Ginásio poliesportivo para 2.200 pessoas; 2: Complexo de atletismo; 3: Conjunto balneário; 4: Pista de Cooper; 5: Pista de Skate; 6: Área para prática de Parkour; 7: Portaria: acesso principal; 8: Campo de futebol; 9: Quadras de Futsal; 10: Quadra de Basquete 3×3; 11: Quadras de Vôlei; 12: Playgrounds; 13: Quadras de Tênis; 14: Quadra de Squash; 15: Vegetação existente; 16: Lagos artificiais para drenagem; 17: Acesso secundário: via local; 18: Principal via de acesso.

Imagem 1. Vista geral da implantação do Complexo Poliesportivo

Todas as áreas são totalmente acessíveis, incluindo sanitários, vestiários e lugares nas plateias para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesos e áreas para cão guia para as pessoas com deficiência visual.

As generosas calçadas e a extensa pista de cooper, que contornam e interligam todo   o complexo, são lugares de movimento e do encontro entre as diversas pessoas que frequentarão o local e que desejam se exercitar, caminhar, praticar o lazer do final de semana, brincar ou o passeio contemplativo na paisagem natural.

Imagem 2. Vista externa do Ginásio poliesportivo.
Imagem 3. Vista aérea do Complexo Poliesportivo com destaque para Complexo de atletismo à direita e o Conjunto balneário à esquerda da imagem.
Imagem 4. Vista aérea das áreas de Parkour e Pista de Skate.

Imagem 5. Vista aérea da Área das quadras descobertas, um dos playgrounds,       trechos de calçadas e pista de cooper contornando o conjunto.

Imagem 5. Vista aérea da Área das quadras descobertas, um dos playgrounds, trechos de calçadas e pista de cooper contornando o conjunto.

Como resultado, o projeto propõe um lugar público por excelência, lugar de convívio, equidade e diversidade, onde as atividades esportivas e de lazer são recebidas em um generoso receptáculo da ação humana, vibrante com toda a diversidade social do bairro e da cidade onde está inserido.

Os espaços de uso público aqui projetados foram pensados como lugares de expressão do cotidiano, lugares dos hábitos e das práticas do homem comum, em toda a sua heterogeneidade e na escala da cidade, propiciando e dando suporte para o acontecimento de eventos programados e à ocorrência de eventos suscitados pelo movimento e pelos encontros do cotidiano.

            Acreditamos que a força da diversidade e da equidade pode estar no encontro despretensioso de TODOS que convivem na cidade e poderão conviver nesse agradável e inclusivo complexo poliesportivo.